Está em... InícioAtividadesAgrupamento de Escolas

Promover e Criar Acessibilidades Digitais de Língua Gestual Portuguesa

O Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, no âmbito das suas boas práticas inclusivas e no sentido de acolher TODOS na sua singularidade e considerando a especificidade de cada um, de modo a evitar a segregação, implementa novas soluções para responder as necessidades de todas as crianças com surdez ou perda auditiva através de modelos de aprendizagem inovadores.

Além da adoção de novas praticas pedagógicas a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, num plano estratégico de trabalho colaborativo entre profissionais lançou o repto à Equipa da Escola de Referência para a Educação Bilingue do nosso Agrupamento, a vontade de criar um projeto de conceber recursos didáticos traduzidos para Língua Gestual Portuguesa e disponibilizá -los para todas as comunidades educativas.

A partir do catálogo do Plano Nacional de Leitura recomendados para a Educação Pré-Escolar, foram selecionados alguns livros para a criação destas obras digitais adaptadas .

As docentes e intérprete de Língua Gestual Portuguesa com o espírito colaborativo, profissional e cooperante aceitaram este desafio, aqui apresentado.

“O Cuquedo”- Recurso Digital LGP

Este primeiro recurso foi produzido pela Intérprete Tânia Nunes, que também ilustrou toda a adaptação do livro, e foi traduzido e apresentado pela Docente de LGP Vera Pedro.

Este será o Primeiro de muitos, de um repositório que se pretende partilhar mensalmente nas páginas do Agrupamento. Com esta iniciativa pretende -se não só proporcionar recursos à comunidade surda, mas também aos familiares, educadores, professores, técnicos e crianças e jovens que possam estabelecer comunicação com alunos seus colegas.

Concurso do logótipo comemorativo do Dia Internacional da Água

Concurso do logótipo

Vota no logótipo preferido

Dia da Internet Segura 2020

Palestra "Dia da Internet Segura 2020"

No passado dia 11 de fevereiro de 2020, comemorou-se o “Dia da Internet Mais Segura”. Esta foi uma data que o grupo de informática quis assinalar com a dinamização de uma palestra sobre esta temática  no dia 13 e 17 de fevereiro.

A palestra dirigida aos alunos do 5.º ano de escolaridade foi dinamizada pelo grupo de alunos “Líderes Digitais da Escola”.

De forma bastante esclarecedora, foram prestadas algumas recomendações básicas aos alunos (como  utilizadores da Internet). Foi abordada a questão da segurança, proteção de dados pessoais e privacidade bem como questões relacionadas com as vantagens/benefícios e riscos da Internet, situações de perigo, redes sociais,  cyberbullying e crimes associados ao uso indevido das novas tecnologias – Internet.

Continuar... Palestra "Dia da Internet Segura 2020"

Cyberbullying - "Alerta para pais"

Dia dos afetos em Língua Gestual Portuguesa

Neste dia onde se partilha amor e carinho, vamos também partilhar de uma outra forma, com a Língua Gestual Portuguesa.

A equipa EREB do Agrupamento de Escola Artur Gonçalves deseja a todos um feliz dia dos afetos.

Alunos da Escola Artur Gonçalves realizam Maratona da Fotografia

No âmbito do projeto “Marcas da História” os alunos do PIEF e um aluno do 9ºC, no dia 13 de dezembro, percorreram as ruas da cidade de Torres Novas numa maratona fotográfica que incidiu sobre o património religioso da cidade. O projeto surgiu de uma ação conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Centro de Informação Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo e da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT).

Os alunos fotografaram igrejas, capelas, retábulos, esculturas, aliando a vertente do conhecimento à expressão artística/estética. O projeto valoriza a inclusão, permitindo a igualdade de todos às mesmas oportunidades de aprendizagem, através da “ligação entre saberes, culturas, artes, tecnologias, linguagens e das literacias que as suportam. A Maratona permitiu concretizar a necessidade de inovação da escola através de novas metodologias de ensino que vão ao encontro dos interesses dos jovens, aliando o conhecimento ao uso da imagem e tecnologias, promovendo a criatividade e a inovação.