• <strong>Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves</strong>  -  Avenida Sá Carneiro, 2350-536 Torres Novas
  • <strong>Escola E. B. 2, 3 Dr. António Chora Barroso</strong>  -  Rua da Raposa, 2350-341 Riachos, Torres Novas
  • <strong>Centro Escolar de Riachos</strong>  -  Avenida 16 de Maio, 2350-321 Riachos, Torres Novas
  • <strong>Centro Escolar da Meia Via</strong>  -  Urbanização Casal Vaz, 2350-867 Meia Via, Torres Novas
  • <strong>Escola E.B. 1 de Sta. Maria</strong>  -  Rua Manuel Gonçalves, 2350-057 Torres Novas
  • <strong>Jardim de Infancia de Sta. Maria</strong>  -  Avenida Sá Carneiro, 2350-559 Torres Novas
  • <strong>Escola E. B. 1 com Jardim de Infancia de Liteiros</strong>  -  Largo do Rossio, 14, 2350-490 Torres Novas
  • <strong>Escola E. B. 1 com Jardim de Infancia de Parceiros de Igreja</strong>  -  Rua Nossa Senhora das Neves, 2350-213 Torres Novas
Está em... InícioAtividadesEscola Artur GonçalvesVisita de Estudo ao Instituto Superior Técnico

Visita de Estudo ao Instituto Superior Técnico

 

No dia 11 de fevereiro, os alunos do 12º ano de Ciências e Tecnologias da Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves participaram numa visita ao Instituto Superior Técnico de Lisboa, com o intuito de assistir ao evento «Explora os Materiais», promovido pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais.

No período da manhã os alunos divididos em grupos participaram na visita guiada por professores do Instituto Superior Técnico aos museus, Geociências e Faraday.

No período da tarde os nossos alunos foram recebidos no Salão Nobre da faculdade, pelos alunos finalistas do curso de Engenharia de Materiais onde foi feita uma breve apresentação deste curso e da instituição em geral, nomeadamente da posição que o IST ocupa a nível europeu, bem como das perspetivas que os alunos, ao optarem por cursos desta instituição,  podem  esperar designadamente quanto ao nível de empregabilidade e ingresso no mundo do trabalho.

Conhecer o curso, Engenharia dos Materiais era o objetivo inicial e principal, no entanto, a visita proporcionou uma visão muito mais vasta relativamente aos assuntos que ficámos a conhecer. No museu das Geociências pudemos perceber a importância do lítio nas novas tecnologias. Aqui os alunos assistiram a um vídeo sobre todos os procedimentos desenvolvidos no IST, para o apuramento deste mineral, desde a extração até à sua forma mais pura.   No museu Faraday os alunos puderam contactar com os meios evolutivos das técnicas relacionadas com a comunicação, principalmente da rádio e da informática.  

De seguida os alunos foram orientados para diferentes salas onde puderam assistir a demonstrações práticas promovidas pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais do IST, cujo objetivo foi dar conhecer a abrangência e versatilidade do curso através de demonstrações práticas, abordando áreas da engenharia como a química, a física e a mecânica, através de experiências.

A visita decorreu num ambiente de saudável convívio entre alunos e professores.

 

 

Share

 

 

 

 

Plataforma

  Moodle Novo

  Moodle descontinuado

 

Go to top