• <strong>Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves</strong>  -  Avenida Sá Carneiro, 2350-536 Torres Novas
  • <strong>Escola E. B. 2, 3 Dr. António Chora Barroso</strong>  -  Rua da Raposa, 2350-341 Riachos, Torres Novas
  • <strong>Centro Escolar de Riachos</strong>  -  Avenida 16 de Maio, 2350-321 Riachos, Torres Novas
  • <strong>Centro Escolar da Meia Via</strong>  -  Urbanização Casal Vaz, 2350-867 Meia Via, Torres Novas
  • <strong>Escola E.B. 1 de Sta. Maria</strong>  -  Rua Manuel Gonçalves, 2350-057 Torres Novas
  • <strong>Jardim de Infancia de Sta. Maria</strong>  -  Avenida Sá Carneiro, 2350-559 Torres Novas
  • <strong>Escola E. B. 1 com Jardim de Infancia de Liteiros</strong>  -  Largo do Rossio, 14, 2350-490 Torres Novas
  • <strong>Escola E. B. 1 com Jardim de Infancia de Parceiros de Igreja</strong>  -  Rua Nossa Senhora das Neves, 2350-213 Torres Novas
Está em... InícioAtividadesEscola Artur GonçalvesVisita à Assembleia da República – Turmas 11º A e 11º C

Visita à Assembleia da República – Turmas 11º A e 11º C

O programa de Filosofia do 11º ano aborda as relações da argumentação com a filosofia, destacando a correlação entre estas duas atividades racionais e a democracia.

      Pretende-se, acima de tudo, assinalar a atualidade da crítica de Platão, na Grécia Antiga, à retórica sofística, não com o objetivo de pôr em causa as virtudes daquele sistema político mas sim com a finalidade de desenvolver nos alunos espírito crítico, distinguindo os dois usos da retórica: persuasão e manipulação. Deste modo, com vista a promover o contacto com as funções desempenhadas pela Assembleia da República, assim como perceber as relações entre argumentação persuasiva e democracia e compreender a especificidade do discurso político enquanto discurso argumentativo, as turmas do 11ºA e 11ºC , acompanhadas pelas professoras, Sofia Morais e Clara Matos deslocaram-se à Assembleia da República para uma visita guiada ao Palácio de S. Bento. De manhã, tiveram a oportunidade de participar numa visita guiada à Escadaria Nobre, podendo apreciar o impressionante candeeiro de 1191 Kg e com 144 lâmpadas. Deslumbraram-se com o Salão Nobre com pinturas dedicadas à temática da expansão marítima portuguesa e conheceram a antecâmara da Sala das Sessões, conhecida como Sala dos Passos Perdidos. Na Sala das Sessões, alunos e professoras tiveram o privilégio de se sentarem nas cadeiras dos Deputados, encetando um diálogo sério e esclarecedor com a guia responsável pelo grupo. De tarde, nas galerias destinadas ao público, tiveram  o privilégio de ver e ouvir parte de um debate parlamentar.

As professoras : Sofia Morais e Clara Matos

Share

 

 

 

 

 

 

 

Plataforma

  Moodle Novo

  Moodle descontinuado

 

Go to top