• <strong>Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves</strong>  -  Avenida Sá Carneiro, 2350-536 Torres Novas
  • <strong>Escola E. B. 2, 3 Dr. António Chora Barroso</strong>  -  Rua da Raposa, 2350-341 Riachos, Torres Novas
  • <strong>Centro Escolar de Riachos</strong>  -  Avenida 16 de Maio, 2350-321 Riachos, Torres Novas
  • <strong>Centro Escolar da Meia Via</strong>  -  Urbanização Casal Vaz, 2350-867 Meia Via, Torres Novas
  • <strong>Escola E.B. 1 de Sta. Maria</strong>  -  Rua Manuel Gonçalves, 2350-057 Torres Novas
  • <strong>Jardim de Infancia de Sta. Maria</strong>  -  Avenida Sá Carneiro, 2350-559 Torres Novas
  • <strong>Escola E. B. 1 com Jardim de Infancia de Liteiros</strong>  -  Largo do Rossio, 14, 2350-490 Torres Novas
  • <strong>Escola E. B. 1 com Jardim de Infancia de Parceiros de Igreja</strong>  -  Rua Nossa Senhora das Neves, 2350-213 Torres Novas
Está em... InícioAtividadesAgrupamento de EscolasPromover e Criar Acessibilidades Digitais de Língua Gestual Portuguesa

Promover e Criar Acessibilidades Digitais de Língua Gestual Portuguesa

O Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, no âmbito das suas boas práticas inclusivas e no sentido de acolher TODOS na sua singularidade e considerando a especificidade de cada um, de modo a evitar a segregação, implementa novas soluções para responder as necessidades de todas as crianças com surdez ou perda auditiva através de modelos de aprendizagem inovadores.

Além da adoção de novas praticas pedagógicas a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, num plano estratégico de trabalho colaborativo entre profissionais lançou o repto à Equipa da Escola de Referência para a Educação Bilingue do nosso Agrupamento, a vontade de criar um projeto de conceber recursos didáticos traduzidos para Língua Gestual Portuguesa e disponibilizá -los para todas as comunidades educativas.

A partir do catálogo do Plano Nacional de Leitura recomendados para a Educação Pré-Escolar, foram selecionados alguns livros para a criação destas obras digitais adaptadas .

As docentes e intérprete de Língua Gestual Portuguesa com o espírito colaborativo, profissional e cooperante aceitaram este desafio, aqui apresentado.

 “O Cuquedo”- Recurso Digital LGP

Este primeiro recurso foi produzido pela Intérprete Tânia Nunes, que também ilustrou toda a adaptação do livro, e foi traduzido e apresentado pela Docente de LGP Vera Pedro.

Este será o Primeiro de muitos, de um repositório que se pretende partilhar mensalmente nas páginas do Agrupamento. Com esta iniciativa pretende -se não só proporcionar recursos à comunidade surda, mas também aos familiares, educadores, professores, técnicos e crianças e jovens que possam estabelecer comunicação com alunos seus colegas.

Share

 

 

 

 

 

 

 

Plataforma

  Moodle Novo

  Moodle descontinuado

 

Go to top