Está em... InícioAtividadesAgrupamento de EscolasPromover e Criar Acessibilidades Digitais de Língua Gestual Portuguesa

Promover e Criar Acessibilidades Digitais de Língua Gestual Portuguesa

O Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, no âmbito das suas boas práticas inclusivas e no sentido de acolher TODOS na sua singularidade e considerando a especificidade de cada um, de modo a evitar a segregação, implementa novas soluções para responder as necessidades de todas as crianças com surdez ou perda auditiva através de modelos de aprendizagem inovadores.

Além da adoção de novas praticas pedagógicas a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, num plano estratégico de trabalho colaborativo entre profissionais lançou o repto à Equipa da Escola de Referência para a Educação Bilingue do nosso Agrupamento, a vontade de criar um projeto de conceber recursos didáticos traduzidos para Língua Gestual Portuguesa e disponibilizá -los para todas as comunidades educativas.

A partir do catálogo do Plano Nacional de Leitura recomendados para a Educação Pré-Escolar, foram selecionados alguns livros para a criação destas obras digitais adaptadas .

As docentes e intérprete de Língua Gestual Portuguesa com o espírito colaborativo, profissional e cooperante aceitaram este desafio, aqui apresentado.

“O Cuquedo”- Recurso Digital LGP

Este primeiro recurso foi produzido pela Intérprete Tânia Nunes, que também ilustrou toda a adaptação do livro, e foi traduzido e apresentado pela Docente de LGP Vera Pedro.

Este será o Primeiro de muitos, de um repositório que se pretende partilhar mensalmente nas páginas do Agrupamento. Com esta iniciativa pretende -se não só proporcionar recursos à comunidade surda, mas também aos familiares, educadores, professores, técnicos e crianças e jovens que possam estabelecer comunicação com alunos seus colegas.